Carlos Fonseca Athlete Runner's Logo

 
 

 


EQUIPAMENTO PARA TRAIL RUNNING
 

 

 

Embora o Trail seja uma modalidade acessível, para a praticares deves estar adequadamente apetrechado com diversos artigos necessários e específicos para correr especialmente em montanha com vento, frio e chuva. E se tiveres possibilidade de adquirir artigos de boa qualidade, melhor. Quantas vezes compramos artigos mais baratos e de qualidade aceitável para mais tarde acabarmos por comprar os melhores, acabando por guardar em casa equipamento que já não vamos utilizar.

No que respeita à roupa, os materiais impermeáveis e respiráveis são os mais aconselhados para evitar desconforto e perda de calor. Quanto maior a duração dos treinos e competições, maior a necessidade de termos material adequado.

Quanto ao calçado, é muito importante a utilização de calçado específico. Ao contrário da corrida em estrada em que as exigências são mais adaptadas a pisos planos, no caso do Trail são mais vocacionados para pisos irregulares com reforços específicos na sola.

Actualmente em muitas competições verifica-se a exigência de alguns itens obrigatórios e outros bastante aconselhados como eventual kit de sobrevivência. Abaixo apresento um resumo dos artigos preferidos para a prática do Trail Running:

Material obrigatório:
 

·         Calçado específico para trilhos

·         Camisola skin layer (tipo jersey) e calções de fibra com secagem rápida

·         Impermeável com capuz

·         Manta Térmica de sobrevivência

·         Apito

·         Copo para líquidos

·         Luz Frontal e pilhas de reserva

·         Mochila Camelbag com recipiente de hidratação com 1L mínimo

·         Reserva alimentar: Barras, géis, frutos secos,…

·         Telemóvel c/bateria de reserva

Material aconselhado:
 

·         Relógio (se possível com função GPS)

·         Perneiras ou Meias de compressão

·         Boné ou Gorro

·         Luvas impermeáveis

·         Manguitos

·         Calças impermeáveis Goretex

·         Camisola midlayer manga comprida (polar).

·         Óculos de sol

·         Protector solar

·         Creme gordo ou vaselina

·         Batom para o cieiro

·         Banda elástica, fita adesiva, pensos p/bolhas

·         Porta-dorsal

·         Pirilampo

·         Carregador USB

·         Bastões para longas distâncias

 

Material utilizado para o Ultra-trail du Mont-Blanc
Material utilizado para o Ultra-trail du Mont-Blanc

CALÇADO PARA TRAIL:

Inicialmente o primeiro calçado para Trail que apareceu no mercado era da marca Quechua, Berg, Salomon e os Trabuco da Asics. Posteriormente com a evolução desta modalidade quase todas as marcas já apresentam calçado específico e de boa qualidade. Pessoalmente uso os Salomon XA Pro3D e os Asics Trabuco. Enquanto os primeiros são mais robustos, melhor amortecimento, melhor reforço frontal mas mais pesados, os Asics são mais leves e de melhor aderência em piso molhado.

EmboraAsics Gel Trabuco GTX existam diferentes tipos de passada (pronador, supinador ou neutro) e que cada atleta tem as suas próprias características biomecânicas, existem marcas ou modelos mais específicos que outros dependendo do tipo de terreno. Estradão ou piso técnico? Molhado ou seco? Quente ou frio? Pedra solta ou terra batida? Muitos atletas têm vários modelos diferentes dependendo do tipo de piso do percurso.

No entanto e independente da marca que escolherem, há diversos aspectos que no meu entender são imprescindíveis: reforço laterais para estabilidade, reforços exteriores para evitar rasgões, língua cosida para evitar a entrada de pequenas pedras, bolsa no topo da língua para esconder os laços dos atacadores, caixa frontal reforçada e reforços específicos de sola para evitar lesões nos pés dada a instabilidade dos terrenos.

CAMISOLA E CALÇÕES:Camisola de compressão

Tu vais suar, mesmo quando o tempo está frio! E esse suor pode rapidamente tornar-se desagradável se a tua roupa não for respirável como a que é feita de algodão. O suor permanecerá na roupa, e quando parares vais congelar pois a humidade vai retirar algum calor ao teu corpo.

Assim, é aconselhável uma camisola térmica fina (tipo Jersey) que seja respirável (dry-fit) e ajustável ao corpo, que te mantenha fresco quando está quente e quenCalções de compressãote quando está frio. Existem algumas próprias para Trail à base de fibras de poliéster com pequena ou média compressão.

Os calções devem ser justos de modo a evitar que se prendam nos ramos ou rochas, podendo ser curtos, longos ou do tipo corsários (abaixo do joelho). Os mais usuais entre os atletas de Trail são os calções de Lycra. Ultimamente tem aparecido nos corredores de elite roupas de compressão, nomeadamente nos calções.

Quer acredites se funcionam ou não, as roupas de compressão são bastante boas e adequadas para o conforto e protecção. Geralmente têm menos costuras e são bastante eficazes em evitar os atritos (abrasões ou assaduras) na face interna das coxas. Pessoalmente acho que os calções de compressão são bastante bons para evitar inflamações na banda iliotibial bem como a tremura dos músculos principalmente nas descidas.

IMPERMEÁVEL COM CAPUZImpermeável Raidlight

O impermeável é um artigo que apesar de ser bastante caro (varia dos 120 aos 200 € pois utiliza uma membrana de Gore-Tex) é imprescindível na minha opinião e vale bem o seu custo.

Quantas vezes utilizamos um corta-vento nos dias de chuva e quando chegamos a casa depois do treino estamos mais molhados por dentro do que se não usássemos o corta-vento. Isto porque a maioria não é impermeável nem respirável.

Existem bastantes marcas no mercado (Raidlight, Salomon, Trangoworld, Lafuma, etc...) à prova d'água e altamente respirável e bastante leves (entre 120 a 150 gr) fáceis de transportar na mochila. Basta usar por cima duma camisola térmica e mantêm o corpo seco e quente evitando assim hipotermias. Preferencialmente se tiver uma pequena pala no capuz é o ideal para evitar que a chuva atinja a face e permitir melhor visibilidade.

MANTA TÉRMICA (OU DE SOBREVIVÊNCIA)

Artigo imprescindível para a prática de trail. De característica isotérmica na cor ouro/prata e bastante leve. Pode ser adquirida na Decathlon ou em lojas de primeiros-socorros. Deve-se utilizar sempre que apresentemos sintomas de hipotermia podendo inclusive cortá-la e enrolar no corpo mesmo sob a roupa molhada. Acrescenta normalmente entre 1 a 2º C ao calor corporal. (veja figura abaixo)

APITO

Embora exista integrado na maioria das mochilas de trail, devemos ter sempre um suplente quando usamos um cinto com bidões de hidratação em provas curtas.

COPO PARA LIQUIDOS

Por respeito à natureza e fins ecológicos, cada vez mais existem provas de trail que exigem que os atletas os usem nos abastecimentos líquidos. Os mais práticos são os de tipo telescópico que reduzem o seu volume após a utilização. (veja figura abaixo)

LUZ FRONTALFrontal Led Lenser H7

Material para utilizar à noite normalmente em provas de Trail de longa distância. Existem imensos no mercado (Petzl, Silva, LedLenser, etc…) que podem variar de 100 a 500 lumens. Para mim o mais importante não é a intensidade mas sim a autonomia e a possibilidade de aumentar/reduzir a intensidade e o foco de luz quando necessário. A minha preferência vai para os de LEDs.

HIDRATAÇÃO: MOCHILA (Tipo Camelbag ou Camelbak) ou CINTO

Este é sempre o equipamento principal quando se fala de trail Running. Inicialmente adaptados mais para a prática do ciclismo/BTT, rapidamente evoluiu para o trail ou caminhada. Existe um sem número de marcas e modelos no mercado sendo as mais conhecidas as da Salomon.Cinto de hidratação Salomon

Embora devas sempre estar bem hidratado(a) antes de uma corrida, não importa a distância, é sempre essencial (e ultimamente obrigatório nas provas) levar um pouco de água. Em distâncias curtas podes usar um cinto de hidratação normalmente com um ou dois bidões de 500 ml ou com um bidão individual que se prende na mão ou no pulso, mas para distâncias maiores é necessário a maior capacidade de uma mochila de hidratação.

Existem várias marcas/modelos no mercado com características inovadoras que fazem pender para uma ou para outra na altura da sua compra. Para mim os factores mais preponderantes são os seguintes: de material leve e impermeável (já basta o seu peso quanto mais estar ensopada), com bolsas laterais de fácil acesso, a bolsa d’água deve estar dentro dum compartimento forrado a material hermético (tipo alumínio) de modo a evitar o aquecimento do líquido, certifique-se que o sistema de cintas ou correias estão bem fixas nos ombros e ajustadas ao seu corpo de modo a evitar que balance ou salte durante a corrida, as correias de fixação no peito deverão ser elásticas de modo a permitir elasticidade durante a respiração, ter algumas bolsas frontais para fácil e rapidez de acesso (por exemplo para os gels, barras, etc). Não devem ser muito compridas de modo a evitar que rocem na sua zona lombar causando muitas vezes pequenas feridas.Camelbak Skin Pro 14+3 da Salomon

Independentemente da sua escolha, poderá sempre por optar como alternativa à bolsa d’água, o sistema de duas garrafas frontais que podem ser compradas individualmente e colocadas nas correias frontais. As garrafas deverão ser robustas, fáceis de limpar e bem ajustadas e presas à mochila de modo a não se tornarem incómodas.

Lembre-se sempre de retirar o ar da bolsa d’água antes da corrida, não há nada mais irritante do que o barulho do líquido a balancear enquanto está correndo. Independentemente da impermeabilidade da mochila deve colocar todo o material que leva lá dentro em pequenos sacos de plástico individuais, se possível daqueles com tira de fecho para ocupar menos espaço.

Depois de ter comprado e utilizado várias, a que mais me agradou foi a ultima que adquiri – a Camelbak Skin Pro 14+3 da Salomon – pois além dos factores que acima mencionei, apresenta fechos laterais que comprime ou dilata a mochila consoante a necessidade de volume da carga e que utilizei nas últimas ultra-maratonas.

RESERVA ALIMENTAR (Barras, géis, frutos secos,…)

Assegura-te sempre de ter tido uma boa refeição nos dias anteriores a uma prova de Trail. Embora para provas curtas não seja necessário é recomendável que transportes algumas reservas alimentares para as distâncias mais longas, tais como barras energéticas, géis, frutos secos, cubos de marmelada, etc…

Existe no mercado a mais diversa gama de gels. Pessoalmente para as ultra-maratonas prefiro utilizar duas marcas (ZipVit ou Overstim) pois apresentam diferentes gels para tomar ao longo da prova em diferentes fases, como por exemplo de cafeína para a noite. No caso dos frutos secos, normalmente levo sempre um saco de amendoins torrados com sal. Também levo magnésio e electrólitos.
Dificilmente se consegue fazer uma ultra-maratona só com géis ou barras energéticas. Há que tomar em consideração que ao longo da prova vai haver necessidade de comida propriamente dita, como sopa, sandes, etc...

TELEMÓVEL

Obrigatório em quase todas as provas e necessário caso necessitemos de contactar a organização ou meios de socorro. Deveremos sempre levar uma bateria de reserva ou um carregador, pois em alta montanha muitas vezes a carga da bateria descarrega rapidamente. 

ir para o topo
 


OUTROS EQUIPAMENTOS ACONSELHÁVEIS

- Relógio (se possível com função GPS)Actualmente já existe no mercado bastantes relógios/ cronómetro com a função GPS como a Polar, Garmin, Suunto, etc… Ideal para saber ritmos, altimetria, distância percorrida e nalguns o próprio ritmo cardíaco quando complementados com uma banda que se coloca ao peito.  

- Perneiras ou Meias de compressãoMuito útil, diria quase indispensável, para atletas de longa distância. EmborPerneiras de compressãoa à primeira vista nos possa parecer que não é mais do que uma nova “moda do Trail” o uso das meias de compressão apresenta bastantes vantagens:

Aumenta o aporte de oxigénio nos músculos; Melhora o retorno venoso; Acelera o processo de remoção do ácido láctico nos músculos; Reduz a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e por conseguinte uma menor fadiga muscular; Mantêm a temperatura do corpo (principalmente nas pernas); Reduz o risco de lesões.

Pessoalmente acho que o uso das meias de compressão é um dos investimentos a ter em consideração para quem realiza corrida de longas distâncias (trail, triatlo, estrada, etc…). Chamo apenas à atenção que as meias de compressão não devem ser adquiridas pelo tamanho do pé, mas sim ajustadas pelo grau de compressão ideal e perimetria da perna.

- Boné ou Gorro Bastante recomendável para uma prova de trail e muito útil para usar sob o frontal á noite. Mesmo quanto totalmente molhados temos sempre a sensação de não perder calor. Há quem use o buff pois tem dupla utilização podendo ser usado à volta do pescoço.

- Luvas impermeáveis As condições climatéricas em montanha são sempre imprevisíveis. É com frequência que se atinjam temperaturas frias ou negativas nos cumes das montanhas. Para fazer face a estas situações deveremos estar prevenidos com umas luvas, de preferência impermeáveis. Caso não o sejam, quando molhadas são bastante prejudiciais, pelo que para evitar que as mãos arrefeçam sugiro que calcem por debaixo das luvas umas outras de plástico (do tipo das que se usam nos postos de combustível). (veja figura abaixo)

- Manguitos Trata-se dum complemento às camisolas de manga curta. Bastante úteis para uma prova em que esteja frio no inicio, poderemos depois enrolá-los no pulso à medida que o tempo vai aquecendo. (veja figura abaixo)

- Calças impermeáveis (Goretex)Artigo obrigatório nalgumas provas de longa distância como por exemplo o Mont-Blanc. Embora bastante caras quando com membrana Goretex, actualmente conseguem-se umas de qualidade aceitável por uma dúzia de euros na Decathlon.

- Camisola tipo polarOutro dos artigos obrigatórios no Mont-Blanc, embora aconselhável para outras provas com temperaturas frias. São de manga comprida do tipo polar (usada como midlayer).

 - Óculos de Sol - Bons para os dias de sol, mas podem incomodar alguns atletas se não encaixam devidamente.

- Protector solar - Aconselhável, mesmo para dias nublados.

- Creme gordo ou vaselina - Deve ter sempre um à mão para evitar abrasões.

- Batom para o cieiroMuito útil para os dias quentes e secos, especialmente em montanha.

- Banda elástica, fita adesiva, pensos p/bolhasA banda elástica é obrigatória nalgumas provas para usar como torniquete, a fita adesiva e os pensos podem ser úteis e ocupam muito pouco espaço na mochila.

- Porta-dorsalMuito útil no trail quando se muda de roupa ou se veste o impermeável. (veja figura abaixo)

- PirilampoObrigatório em algumas provas de longa distância. Normalmente de luz vermelha intermitente coloca-se na mochila, na fita traseira do frontal ou numa tira no braço, juntamente com fitas reflectoras.

- Carregador USBÚtil para carregar quer o relógio ou o telemóvel.Bastões Black Diamond

- BastõesNormalmente utilizados em provas de longas distâncias ou com bastante desnível acentuado. Os mais utilizados são em feitos de liga de carbono devido à sua resistência e leveza.

Existem 3 tipos de bastões: inteiros, telescópicos e desdobráveis.

Os primeiros são normalmente usados para caminhadas, vulgo "trekking" embora já tenha visto atletas a usá-los. Tornam-se incómodos ao arrumá-los na mochila.

Os telescópicos são os mais utilizados nas provas de trail. Conseguem-se por um preço módico, na ordem dos 40 a 50 € em carbono na Decathlon ou SportZone. Compostos por três partes, ajustam-se à medida de cada um, mas com a continuação acabam por ir "encolhendo" nas provas. No entanto, pessoalmente aconselho a comprar uns telescópicos e depois com a continuação veja se é melhor adquirir uns melhores. Foi como eu fiz. Há que praticar bem com eles usando a metodologia NW (Nordic Walking), ou seja braços leves ao longo do corpo e quando voltam para baixo deve-se "picar" (ou plantar) o bastão atrás do nosso calcanhar impelindo-nos para a frente. Nunca picar à frente do corpo!

Os desdobráveis (que são aqueles que comprei) são em carbono, bastante leves e práticos quer no transporte como na prova. Compram-se à medida e abrem e desmontam-se facilmente (do tipo daqueles para os invisuais). São caros: variam entre os 90 a 150 €. Os melhores e mais caros são da marca Black Diamond ou da Leki.

ir para o topo

Copo para LiquidosManta térmica ou de sobrevivênciaLuvas impermeáveis Ultra-GripManguitosPorta-dorsal


NOTA: Teste sempre os seus equipamentos durante um treino longo antes de os usar numa competição. Boas provas!

 

 
 
 
 
 

Retorno à página principal / Back to my Frontpage

Retorno à página anterior ... / Go Back ...

 

  Site desenhado e mantido por C.Fonseca
Última actualização: julho 02, 2020.

 

 
 

Copyright © 2000 Carlos Fonseca Home Page Direitos reservados.
Nenhuma parte deste site pode ser publicado, reproduzido ou transmitido
 parcial ou totalmente sem permissão prévia por escrito de  Carlos Fonseca